quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A arquitetura da indústria

A ARQUITETURA DA INDÚSTRIA

As formas do desenvolvimento


   Durante a passagem do tempo mudanças significativas ocorreram. Entre elas a estética das industrias foram mudando drasticamente. Mas por que notar algo assim? Bem,para os fanáticos por Arquitetura,como eu, é sempre bom prestar atenção nesses pequenos detalhes. Pode não parecer mas a forma como os prédios comerciais e industriais são erguidos podem nos dizer muita coisa, por exemplo, uma fábrica com suas torres longas feitas de tijolos vermelhos e de forma quadriculada pode nos transmitir a mensagem de que ali tem uma indústria de materiais pesados como no caso das metalurgias. Nos postos de retirada de petróleo, as armações são menos decoradas (ou melhor dizendo que estética para isso não existe) uma vez que é preciso ter uma plataforma "simples" e sem muitos detalhes,já que está em alto mar (ou seja,ninguém vai ver). Já em construções em países como Japão ou até mesmo Dubai podemos ver que são extremamentes magníficas e tem formas sinuosas. Algumas usinas nucleares japonesas vemos que o formato é arredondado não a toa. Esse formato possibilita o controle de temperatura e de outras propriedades que são necessárias para se manusear materiais radiotivos sem causar danos ou catástrofes.


    Nas fábricas visualizamos aquelas imensas torres que lançam poluentes na atmosfera.Apesar de ser algo muito ruim para o meio ambiente,as torres forma construídas nesse formato porque se fossem mais baixas,todos em volta morreriam asfixiado e se tivessem o mesmo raio até o topo a fumaça não seria lançada para cima,provavelmente ela seria impedida de subir e também sufocaria os trabalhadores.
  Por mais que poucos notem, a arquitetura é fundamental nessa área. Não é uma questão de mera beleza de encher os olhos mas sim de eficiência e economia. Muitas dessas construções são feitas com o intuito de tornar o acesso aos trabalhadores mais fácil e diminuir custos com ar condicionado,por exemplo. É imprescídivel a estruturação adequada para cada setor industrial.


 Muito mais que beleza, a arquitetura cuida de tornar a nossa vida mais confortável sem agredir o meio em que vivemos.


#Dayene Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário